Guabiruba adere à campanha em prol do tratamento de esgoto

Publicado em 16/09/2015 às 16:31 - Atualizado em 22/02/2016 às 10:34

Créditos: Divulgação Campanha Baixar Imagem

“Quem previne, preserva. Água limpa, só com esgoto tratado”. Este é o tema da campanha da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) iniciada em setembro de 2015, cujo objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de manutenção e limpeza periódica dos sistemas individuais de tratamento de esgoto domiciliar, conhecido como fossa séptica seguido de filtro anaeróbico.

O tema está sendo divulgado em todos os municípios da região, inclusive Guabiruba, e faz parte da Semana da Água deste ano promovida pelo Comitê do Itajaí. Além disso, folders serão distribuídos aos cidadãos a fim de buscar o engajamento deles na educação ambiental e na importância da manutenção da fossa séptica nas residências.

Conforme a assessora de Saneamento Ambiental da Ammvi, Simone Gomes, o esgoto doméstico, quando encaminhado diretamente ao curso d’água sem tratamento, pode acarretar a redução da qualidade da água e o risco de contaminação das pessoas.

“Além disso, a falta de cuidados recorre em problemas econômicos, pois o tratamento da água contaminada requer maior investimento financeiro para que se torne adequada ao uso”, explica Simone.

Projeto piloto

Um projeto piloto para diagnosticar o número de residências em situação regular com a obrigatoriedade da implementação de fossa séptica foi realizado em Benedito Novo. A pesquisa, promovida pela prefeitura com a parceria da Ammvi e o Instituto Furb, foi feita em alguns domicílios, onde também os cidadãos foram orientados sobre a necessidade da manutenção da limpeza periódica do sistema em edificações na área urbana.

O consultor técnico do Comitê do Itajaí Willian Goetten está tabulando as informações, que servirão de base para o diagnóstico nos demais municípios da região. A campanha prossegue nos próximos meses e conta com o apoio do Ministério Público. A iniciativa faz parte dos planos municipais de saneamento básico e do trabalho de educação ambiental que vem sendo gradativamente desenvolvido pela Ammvi.

• {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}