saude
Segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe em Guabiruba está em andamento

Publicado em 22/04/2019 às 13:52 - Atualizado em 24/04/2019 às 10:17

Créditos: Valci S. Reis/PMG Baixar Imagem

Seguindo o calendário nacional, A Secretaria Municipal de Saúde de Guabiruba inicia hoje a segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe. A partir desta segunda-feira, 22, todas as unidades de saúde passam a disponibilizar gratuitamente para o público-alvo as doses contra o vírus influenza A H1N1.

A campanha se intensifica nessa época do ano porque, com a queda na temperatura, as pessoas tendem a permanecer mais tempo em locais fechados e com mais gente, facilitando a transmissão da doença.

Durante a primeira fase, que iniciou no dia 10, a vacinação foi direcionada a crianças e gestantes, que podem continuar procurando as unidades de saúde caso ainda não tenham se vacinado.

Agora, a abrangência da campanha se estende para o grupo de risco considerado pelo Ministério da Saúde como mais vulnerável ao vírus, que são:

* Trabalhadores da área da saúde

* Povos indígenas

* Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)

* Idosos (a partir dos 60 anos)

* Professores

* Portadores de doenças crônicas e outras categorias de risco

* Pessoas privadas de liberdade

* Trabalhadores do sistema prisional

Segurança pública

Uma novidade para este ano é a extensão do público-alvo aos trabalhadores da área da segurança pública. A partir de agora, policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas também podem procurar as unidades de saúde para receber as doses preventivas contra a gripe.

Dia D

A população que se enquadra no público-alvo da campanha tem até o dia 31 de maio para procurar a unidade de saúde mais próxima para receber a vacina. É necessário apresentar a carteira de vacinação, um documento de identificação e o cartão do SUS. No caso dos profissionais da segurança pública, será obrigatória a apresentação de um documento que comprove o exercício da função.

No dia 4 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Guabiruba realizará o Dia D da campanha, um sábado em que os profissionais atenderão a comunidade por um dia inteiro a fim de facilitar o acesso à vacinação. Na data, a Secretaria de Saúde está preparando algumas atrações para as crianças como cama elástica, pintura facial, piscina de bolinha e distribuição de pipoca e refrigerante.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, Ana Lúcia Tolentino, Guabiruba tem hoje 4.579 pessoas que se enquadram no grupo de risco e que estão na meta da vacinação. “O ideal é atingir 100% dessas pessoas. Vamos trabalhar para isso”, afirma.

Mais informações podem ser obtidas no 3308-3123 na Vigilância Epidemiológica de Guabiruba.