---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

administração
Coleta seletiva em Guabiruba: esclareça suas dúvidas

Publicado em 28/11/2019 às 16:13 - Atualizado em 26/06/2020 às 16:55


Créditos: Divulgação/CIMVI Baixar Imagem

A partir de 1º de dezembro, começa em Guabiruba a coleta seletiva do lixo. A Prefeitura de Guabiruba separou uma sequência de perguntas e respostas mais comuns para esclarecer as dúvidas dos moradores. Acompanhe:

 

1) Em que dias da semana o caminhão do lixo reciclável vai passar pela minha rua?

A passagem do caminhão do lixo reciclável vai passar todas as semanas conforme o seguinte cronograma:

Nas localidades onde a coleta convencional acontece nas segundas, quartas e sextas, a coleta seletiva acontecerá na terça feira. Nas localidades onde a coleta convencional acontece nas terças, quintas e sábados, a coleta seletiva acontecerá na segunda feira.

 

2) E como fica o cronograma da coleta do lixo comum?

Não muda nada.

 

3) Como devo usar o saco amarelo que foi entregue na minha casa?

Cada residência recebeu cinco embalagens “Vale Muito Cuidar” (sacos amarelos) para acondicionar seu lixo reciclável até a passagem do caminhão da coleta seletiva. O lixo reciclável deve ser todo acondicionado em uma embalagem “Vale Muito Cuidar” e disposto para a coleta somente no dia da passagem do caminhão. Para cada saco usado na coleta, um novo será reposto pelo caminhão. Se uma casa usou uma embalagem “Vale Muito Cuidar”, receberá outra de volta. Se o lixo reciclável gerado naquela semana precisou de dois sacos para a coleta, o caminhão deixará duas novas embalagens no lugar.

 

4) E nos locais onde o caminhão não passa na frente de casa e os moradores precisam deixar o lixo em um ponto comum? Como fazer com os sacos?

Os responsáveis pela coleta contarão quantas embalagens “Vale Muito Cuidar” foram recolhidas naquele ponto e devolverão a mesma quantidade de unidades. Cabe aos moradores da rua se organizarem na redistribuição dos sacos.

 

5) Eu posso usar esse saco amarelo para rejeitos e lixo orgânico?

Não. O saco amarelo deve ser utilizado exclusivamente para os materiais recicláveis.

 

6) O que eu faço com o lixo orgânico?

O lixo orgânico pode ser utilizado para fazer uma composteira para adubar sua horta, seus vasos, seu jardim. Mas se você não tem condições de fazer uma composteira, ele pode ser depositado para a coleta junto com o rejeito no dia da coleta do lixo comum. Jamais junto com os recicláveis.

 

7) O que são rejeitos?

Rejeito é tudo aquilo que não pode ser reciclado e também não é orgânico. Exemplo: o lixo do banheiro, fraldas usadas, absorventes, embalagens sujas que não podem ser lavadas, entre outros.

 

8) O que vai acontecer comigo se eu não separar meu lixo?

Nada. Apenas que você poderá colocar a perder todo um projeto que envolve investimentos públicos de Guabiruba e mais 13 municípios. É o Vale Muito Cuidar, criado e coordenado pelo Consórcio Intermunicipal dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). O que vai valer é a sua consciência ecológica e coletiva de um cidadão que se importa com o bom funcionamento da cidade onde vive.

 

9) A taxa de lixo vai aumentar?

Inicialmente, não. E a ideia é que aconteça o contrário: os gastos com o recolhimento e a destinação do lixo tendem a cair a partir do momento em que a coleta esteja funcionando conforme o projeto inicial. Por isso, é fundamental a colaboração de todos os cidadãos, o que irá refletir tanto no meio ambiente como em economia para todos.

 

10) Para onde vai o meu lixo agora?

Todo lixo coletado em Guabiruba, tanto os rejeitos como os recicláveis, vai para o Parque Girassol, em Timbó, onde receberá a destinação correta.

 

11) Como devo acondicionar o lixo reciclável? Eu devo separar plástico, metal, papel, etc. para a coleta?

Não. Tudo o que você encaminhar para a coleta reciclável deve ser acondicionado nos sacos amarelos que você recebeu. Não precisa separar os materiais, a triagem será feita na Central de Valorização de Resíduos, localizada no Parque Girassol, em Timbó. Lá será feita a separação e o encaminhamento dos itens para a reciclagem. Você deve tomar o cuidado de embrulhar vidros e metais cortantes para evitar acidentes. Tudo deve estar limpo e seco ou poderá tornar impossível a reciclagem de todo o lixo que for coletado com o seu. E lembre-se: não misture os recicláveis com o lixo comum.

 

12) O caminhão da coleta seletiva também poderá recolher móveis, eletrodomésticos e eletrônicos?

Não. Itens maiores devem ser levados até o Ecoponto que fica anexo à Secretaria de Obras de Guabiruba, na Rua Paulo Kormann, Centro. De lá, essas peças também serão enviadas para Timbó por outro tipo de caminhão.

 

13) Lâmpadas pilhas, baterias e pneus também podem ser levadas ao Ecoponto ou deixadas para a coleta na minha rua?

Não. Esse tipo de material deve ser entregue em lojas ou assistências técnicas de acordo com a lei da Logística Reversa (Lei 12.305/10).

 

14) Onde mais eu posso esclarecer minhas dúvidas?

No site da Prefeitura de Guabiruba: www.guabiruba.sc.gov.br. Além das notícias publicadas na nossa página, no lado esquerdo tem um menu com banners azuis. Clique em “Plano Municipal de Saneamento Básico”.

Nas redes sociais da Prefeitura de Guabiruba: www.facebook.com/prefguabiruba e @prefeituradeguabiruba no Instagram.

No site do CIMVI: https://cimvi.sc.gov.br/

Telefone da Prefeitura de Guabiruba 3308-3100.

Para reclamações ou sugestões sobre a coleta: (47) 3308-3103