turismoguabiruba
Stadtplatzfest volta para área central em novo formato

Publicado em 06/03/2020 às 15:28 - Atualizado em 06/04/2020 às 13:17

Créditos: Divulgação Baixar Imagem

Na noite da última quinta-feira, 05, aconteceu a primeira reunião do ano para discutir a organização da 16ª Stadtplatzfest. O encontro teve a participação dos membros do Conselho Municipal de Turismo, da Secretaria de Turismo de Guabiruba, da Associação Visite Guabiruba (Avigua) e dos grupos que participam com as barracas.

No ano passado, a organização da festa pediu que os participantes apontassem melhoramentos que pudessem ser feitos para 2020. “Uma questão que foi unânime foi o pedido para que a festa voltasse a ser no centro e não mais na José Fischer como vinha acontecendo”, aponta o secretário de Turismo de Guabiruba Andrei Müller. “Outro pedido foi que a festa permaneça no sábado”, completa.

Como as edições anteriores da festa realizadas no centro causaram alguns transtornos para o trânsito e o comércio, a comissão organizadora elaborou uma nova proposta que foi apresentada na reunião. A ideia, aprovada por unanimidade entre os presentes, é fechar somente a Rua Theodoro Kormann (ao lado da Prefeitura) e disponibilizar todo o espaço do entorno, que inclui o estacionamento da Prefeitura, para a disposição das barracas.

Com isso, a festa volta a ser na praça, fazendo jus ao nome Stadtplatzfest que em alemão significa “festa na praça da cidade”. “E essa é uma área já consolidada para eventos em Guabiruba, que oferece menos transtornos ao trânsito e aos moradores”, afirma Müller.

Para Eliana Habitzreuter, que representava o Grupo Freunde Der Peterstrasse, a ideia foi aprovada. “Achei legal a ideia de fazer na praça. Adoro essa festa e acho que assim as pessoas devem participar mais”, diz.

Crescimento

Além das solicitações dos grupos, a queda o número de participantes é outro fator que levou a uma reformulação da festa. Desde 2014, a organização vem registrando um número cada vez menor de barracas, o que agravou com a ida do evento para a Rua José Fischer. Com a volta para o Centro, a ideia é que a festa volte a crescer.

Os próximos passos da comissão organizadora agora é discutir o regulamento e as inscrições. A 16ª Stadtplatzfest está marcada para acontecer no dia 25 de julho.