---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

educacao
Parceria com Sesc Brusque leva estudantes de Guabiruba a aprenderem brincando

Publicado em 09/03/2020 às 11:42 - Atualizado em 06/04/2020 às 13:25


Créditos: Divulgação Baixar Imagem

Uma parceria entre o Sesc de Brusque, a Secretaria de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude e a Secretaria de Educação de Guabiruba leva crianças para visitar a unidade do Sesc instalada no município vizinho todas as sextas-feiras.  O projeto tem caráter lúdico e é direcionado a todos os alunos do 1º ao 5º ano das escolas municipais de Guabiruba.

A cada semana, uma turma diferente é levada para conhecer as instalações do Sesc de Brusque e se divertem com atividades que desenvolvam habilidades motoras e estimulem o brincar através de jogos, gincanas e resgate de brincadeiras antigas. A promoção do afeto e da amizade entre as crianças também está entre os objetivos do projeto.

Para a professora Tatiana Liebel, que desenvolve as atividades, a prática oferece elementos importantes para o desenvolvimento infantil. “Vivemos numa era em que a tecnologia predomina e ver as crianças brincando felizes umas com as outras mostra que estamos no caminhando certo, estimulando e promovendo lazer para elas”, afirma.

O gerente do Sesc de Brusque Edemar Luiz Aléssio considera o lazer como algo fundamental para o desenvolvimento do ser humano. “Quando estimuladas, as crianças dobram as possibilidades de se tornarem jovens e adultos que pratiquem esportes ou atividades físicas com mais regularidade”, avalia. “Temos que somente abrir oportunidades, fazer a mobilização e conduzir as crianças aos espaços esportivos e de lazer”, complementa.

A secretária de Esportes de Guabiruba, Marcia Hoschprung Watanabe vê na brincadeira uma importante forma de aprender. “Camuflar a responsabilidade do aprender no brincar leva a criança a pensar e a tomar decisões de forma lúdica. Essa vivência será levada para o seu dia-a-dia”, destaca.