Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

educacao
Escolas de Guabiruba participam de projeto turístico Vale Muito Conhecer

Publicado em 09/09/2021 às 08:28 - Atualizado em 09/09/2021 às 08:30


Créditos: Escola Anna Othília Schlindwein Baixar Imagem

Durante os meses de agosto e setembro, as escolas da rede municipal de ensino aplicaram um projeto sobre o turismo regional. Trata-se do Vale Muito Conhecer, um programa do CIMVI - Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí - realizado com atividades lúdicas e concurso.

 

O projeto tem como objetivo informar e sensibilizar os estudantes sobre o potencial turístico do Vale Europeu, apresentando a eles o que cada cidade tem para oferecer aos seus visitantes na cultura, história, arquitetura, gastronomia, artes, artesanato e belezas naturais. São lugares como a Cachoeira do Índio em Rio dos Cedros, a Maria Fumaça em Apiúna, a Igreja São José em Ascurra, o Museu Ferroviário de Indaial, entre muitos outros, que os estudantes dos quintos anos têm a oportunidade de conhecer. Em Guabiruba, os atrativos do município ganham destaque no andamento do projeto.

 

Na escola Anna Othília Schlindwein, do bairro Guabiruba Sul, foi a professora Adriana do Nascimento quem incluiu o projeto nas aulas. Ela afirma que a cidade possui uma beleza natural exuberante, tanto que os alunos tiveram dificuldade em eleger seu ponto turístico preferido para a confecção de cartazes. “Outro ponto que nos enche de orgulho vem da parte gestora do município, que pensando no futuro, saiu na frente de outros municípios no quesito sustentabilidade, vindo a ser o ponto de conversação entre alunos e professora. Estamos nos referindo a coleta seletiva e ecopontos para móveis e eletros, no qual o Programa Vale Muito Cuidar encaixou certinho neste projeto”, conta a professora.

 

O professor Alex Lennon de Souza, da escola Edeltrudes Wippel Heil, Aymoré, afirma que o seu projeto seguiu o cronograma proposto. Os conceitos foram apresentados e discutidos com apoio de vídeos e de apresentação de slides, bem como a apostila elaborada para este fim. “Os alunos mostraram grande interesse em conhecer novos pontos turísticos e possíveis locais para visitar. Segundos os alunos, [o projeto] foi bom porque puderam conhecer atrações turísticas novas, ver belos lugares e saber apreciar o turismo da nossa cidade e das cidades do Vale Europeu de modo sustentável, ou seja, aproveitando o que os espaços têm a oferecer ao mesmo tempo em que os preservam”, conclui Alex.

 

Além da capacitação turística dos alunos, o programa também valoriza o engajamento dos alunos através de um concurso. No momento, eles estão produzindo diversos desenhos que representam o município no quesito belezas naturais e turismo. No final deste mês de setembro, as produções serão expostas na recepção da prefeitura junto de uma urna, onde o cidadão poderá votar em seu desenho preferido. “Em julho, as escolas receberam kits pedagógicos e ficaram livres para aplicar o conhecimento sobre o tema. Assim as professoras estão finalizando a aplicação do conteúdo e na sequência será realizado o concurso de desenho dos atrativos turísticos de Guabiruba", ressalta o secretário de Turismo Andrei Müller.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar