administração
Parque Municipal Vereador Érico Vicentini: Primeiras ações no terreno adquirido

Publicado em 04/03/2022 às 15:24 - Atualizado em 04/03/2022 às 15:25

Créditos: Divulgação Baixar Imagem

Desde dezembro de 2021, os cidadãos puderam ver movimentações no novo terreno adquirido pela Prefeitura de Guabiruba. Além de um outdoor implantado no local a fim de divulgar a nova aquisição, também foi possível avistar a amplitude do terreno por conta das roçadas. São 884 mil metros quadrados destinados a comportar o Parque Municipal Vereador Érico Vicentini. Um complexo turístico, cultural, esportivo e gastronômico.

Para o início da preparação do parque, foi criada uma comissão de desenvolvimento com prefeito, vice e membros das secretarias de Planejamento Urbano e Infraestrutura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Esporte e Fundação Cultural. Ainda em fevereiro, os membros do conselho realizaram uma visita no local para estudo da água e sinalização de ecoturismo no complexo das cachoeiras. Para isso, tiveram o auxílio do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guabiruba Saneamento e Assepavi (Associação de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí).

“A Secretaria de Turismo vem coordenando, juntamente com o apoio dessas entidades, a parte do complexo das cachoeiras, onde será feita a sinalização e indicações para o ecoturismo. Essa é a primeira ação dentro do parque. Estamos observando que as cachoeiras estão atraindo muitos visitantes e com isso tomamos uma iniciativa para orientar sobre os cuidados com o local. É uma ação prioritária para nós”, afirma o secretário de Turismo Andrei Muller.

Primeiras obras

Os projetos e estudos necessários para implantação das obras são elaborados pela Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura, em conjunto com as demais secretarias envolvidas.De acordo com o secretário Anderson Cavichioli, o cronograma de obras no parque municipal ainda não está finalizado. “São várias as obras que precisarão ser realizadas no local. A ideia é primeiro elaborarmos um estudo geral da área, definir zoneamentos onde haverá cada tipo de ocupação no terreno, e depois avançar com projetos específicos para cada situação, como o projeto dos acessos e estacionamentos, projeto das construções, entre outros.”

Projeções para o parque

Neste terreno a Prefeitura de Guabiruba pretende construir o Parque Municipal Vereador Érico Vicentini, um complexo turístico, cultural, esportivo e gastronômico, que leva o nome em homenagem ao ex-proprietário. As projeções para o terreno são: Campo de vôlei; pista de aterrissagem para parapente; restaurante; portal de entrada com guarita para polícia; labirinto; área para Festa da Integração; área para a festa de rua Stadtplatzfest; restaurante com lago; pista de skate; parque com aparelhos de academia ao ar livre; Parque Pelznickelplatz; usina hidrelétrica; palco para eventos ao ar livre; área para o teatro Paixão e Morte de Um Homem Livre; campo suíço; pista de corrida e caminhada em torno do rio; cachoeiras; área para trilhas ecológicas e ainda um espaço para o campeonato Gaiola Cross e para o Moto Clube.

Para a compra do terreno, três análises imobiliárias foram realizadas. O resultado delas avaliou o terreno em 12 milhões de reais, que serão custeados com recursos próprios da prefeitura após o acordo amigável com a família Vicentini.

Para o prefeito Valmir Zirke, esta é uma conquista para todos os guabirubenses e um presente de Natal e pelos 60 anos do município. “Este é o maior investimento que Guabiruba já fez em todos esses anos com recursos próprios. E como é bom concretizar aquilo que foi prometido. Se este recurso é do município, nós temos que agradecer a cada guabirubense que nos ajuda, que é parceiro da administração municipal. Este sonho agora se realizou.” O prefeito ainda afirma que uma empresa será contratada para produzir o projeto do parque, juntamente com o setor de Planejamento e Obras da prefeitura. Ainda será realizada uma audiência pública com entidades e comunidade para discutir e informar acerca do parque.

A primeira usina hidrelétrica do Vale do Itajaí está situada neste terreno adquirido. Ela foi inaugurada por João Bauer em 1913, e com ela, toda a região de Brusque pode se desenvolver. Era tão boa que só perdia para a usina de Joinville em geração de energia. “É um orgulho para o município sediar esta usina e poder mostrar para as futuras gerações que temos um histórico com esse terreno e quem sabe fazer com que a hidrelétrica voltasse a funcionar com possíveis parcerias”, finaliza o vice-prefeito Cledson Kormann.