Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

administração
Comitiva guabirubense retorna da Alemanha e pontua novas ideias para o município

Publicado em 10/05/2022 às 15:37 - Atualizado em 10/05/2022 às 15:38


Créditos: Divulgação Baixar Imagem

Nos últimos 15 dias, uma comitiva de Guabiruba esteve visitando a Alemanha. No país europeu, cumpriram agenda o prefeito Valmir Zirke, a primeira-dama Wiliane Zirke, a secretária de Meio Ambiente Bruna Ebele, o fiscal de Obras, Postura e Meio Ambiente Edemar Kaust e a superintendente da Fundação Cultural Jenifer Schlindwein.

 

Eles visitaram o município de Karlsdorf-Neuthard e região, no estado de Baden-Württemberg. A viagem se deu a encargo do programa Parcerias Municipais pelo Clima, que consiste em parcerias entre 50 cidades alemãs com outras 50 de algum país do hemisfério sul. Como Guabiruba e Karlsdorf-Neuthard são cidades coirmãs, o trabalho em conjunto dentro do programa foi uma decisão natural. “Aprender uns com os outros é um objetivo do encontro dentro desta parceria internacional”, afirma a prefeitura de Karlsdorf-Neuthard, que custeou as despesas da comitiva, com exceção da primeira-dama, que acompanhou o prefeito.

 

Outro programa são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, organizado pela ONU e dentro do qual os dois municípios também atuam em parceria. As ações conjuntas a médio e longo prazo objetivam implementar a agenda 2030.

 

Locais visitados

 

Além das parcerias sustentáveis, a comitiva também conheceu órgãos da administração pública de Karlsdorf-Neuthard. Foram visitados a Prefeitura, Câmara, Escolas, Secretarias, Biblioteca, sistemas de saneamento, energia e empresas privadas. Também participaram de diversas palestras e rodas de conversa, onde foram apresentados novos projetos a serem implantados em Guabiruba, através da Parceria pelo Clima. Nesses projetos, estão inseridos novos pontos de ônibus ecológicos, com Wi-fi, placa solar, pontos de energia, telhado verde, lixeiras para reciclagem, entre outros.

 

Essa proposta estabelecida foi levantada em conjunto com a opinião de especialistas de mobilidade. Outros exemplos de sustentabilidade foram as implementações nas energias renováveis que serão colocadas em projetos futuramente, em ambas as cidades, assim exercendo o maior incentivo para a aplicação de placas solares.

 

Experiências

 

Para o prefeito, a visita foi bastante proveitosa visando a troca de experiências entre ambas as cidades. “Agradeço pelo acolhimento e hospitalidade que tiveram conosco nessas duas semanas. Aqui eu destaco as coisas pequenas que conhecemos, mas de grande importância, que podemos implantar aos poucos junto com o apoio de todos os cidadãos. Voltamos cheio de ideias, e agora quero apresentar aos secretários para podermos planejar e implantar aos poucos”, conclui.

 

A secretária de Meio Ambiente Bruna Ebele afirma que a comitiva pode aprender muito nessas duas semanas sobre a gestão pública municipal de Karlsdorf-Neuthard e as alternativas desenvolvidas  para a proteção climática e redução da emissão de gás carbônico. “O que me chamou a atenção foram os canteiros e rotatórias que estão sendo planejados para atrair mais abelhas e insetos, visto que essas espécies são de suma importância para a biodiversidade e elas estão desaparecendo da Alemanha.” A comitiva também conheceu trilhas ecológicas e espaços públicos para a prática de atividades ao ar livre, como caminhadas e bike. “Obtivemos muitas ideias simples e não muito custosas para a implantação no novo Parque Municipal, para que as pessoas possam usufruir-lo e que os equipamentos instalados sejam atrativos aos turistas e a população em geral”, complementa.

 

Edemar Kaust, fiscal de Obras, Postura e Meio Ambiente, também esteve integrado no grupo que viajou à Alemanha e considera uma experiência rica em conhecimento e novas ideias. Ele destaca o modelo de integração de modais de transporte de passageiros e o sistema de saneamento básico. “O fornecimento de água em Karlsdorf-Neuthard é constante. A água passa pelo tratamento e sai com um resultado de 96% de pureza. Já o sistema de tratamento de resíduos é muito interessante por conta do reaproveitamento parcial para geração de energia. Então é de uma tecnologia sustentável e de responsabilidade ambiental muito notável”, pontua.

 

A superintendente da Fundação Cultural, Jenifer Schlindwein, acredita que pequenas ideias e atitudes podem ser levadas em consideração para a nossa realidade em Guabiruba, se tratando de cultura. “Eles preservam boas condutas com as associações e assim como nós, trabalham em coletividade e conjunto. No âmbito sustentável, isso se aplica na cultura também, pois nossos eventos podem ser, dessa forma, pensados em prol do meio ambiente (como por exemplo, já executamos o uso de copos retornáveis em eventos). Percebi que o simples bem feito pode ser muito mais valioso do que o grandioso sem fundamento”, finaliza.

 

Alemães em Guabiruba

 

No dia 4 de junho Guabiruba receberá o prefeito e cinco vereadores de Karlsdorf-Neuthard. Eles também cumprirão agenda para as festividades de 60 anos do município, e devem ficar até o dia 10.