agricultura
EPAGRI realiza primeira reunião técnica coletiva

Publicado em 26/05/2022 às 14:11 - Atualizado em 26/05/2022 às 14:14

Créditos: Adalgisa / EPAGRI Baixar Imagem

O escritório municipal da EPAGRI de Guabiruba realizou, no dia 16 de maio, a primeira reunião técnica coletiva envolvendo pecuaristas, olericultores e demais produtores interessados. O encontro aconteceu na propriedade do agricultor Lucas Boos, no bairro Aymoré. Na ocasião, foram tratados os seguintes assuntos: coleta, análise de solo, correção do pH, recomendações de adubos, fontes de nutrientes e manejo de solo, através do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH).

O instrutor que conduziu a reunião foi o engenheiro agrônomo Renato Guardini, da EPAGRI de Tijucas. Estiveram presentes agricultores de outros bairros e também o Secretário Municipal de Agricultura Beto Lageano.

Na reunião foram usadas metodologias práticas para demonstrar a importância do SPDH, como as caixas de erosão e amostras de adubos orgânicos e minerais. Também foi distribuído material impresso de apoio e disponibilizados Boletins Didáticos do cultivo de brássicas em SPDH.

A Epagri vem desenvolvendo há cerca de 20 anos o SPDH, aprimorando o conceito de transição para uma agricultura familiar sustentável. Conforme Renato Guardini “o sistema demonstra que a produção de hortaliças pode gerar uma redução média de 50% do custo de produção, diminuição de 35% nas perdas na colheita, aumento nas taxas de infiltração, redução na utilização de agrotóxicos e adubos químicos, quando comparado ao sistema convencional de cultivo.” Outro ponto relevante é resiliência das lavouras no enfrentamento as mudanças climáticas sem comprometimento da produtividade.

A responsável pela EPAGRI em Guabiruba, Adalgisa Berger Belotto, ressalta a importância do encontro para os agricultores do município. “As reuniões técnicas coletivas entre agricultores e técnicos proporcionam trocas de experiências e aprimoramento de conhecimento, promovendo melhoria da qualidade de vida das famílias do nosso município.”

Mais informações podem ser adquiridas com a EPAGRI de Guabiruba pelo 47 3354-0913.

• {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}