Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

cultura
Guabiruba firma relações com cidade de Trento, na Itália

Publicado em 13/09/2022 às 16:43 - Atualizado em 13/09/2022 às 16:55

Parceria foi iniciada com fundação do “Circolo Trentino di Guabiruba”

 

A noite desta segunda-feira, 12, foi histórica para Guabiruba. Em cerimônia para convidados, foi fundado o “Circolo Trentino di Guabiruba”. O evento foi promovido pela Associação Cultural Italiana de Guabiruba (ACIG), em parceria com a prefeitura. Com a visita do italiano Francesco Bocchetti, diretor da Associação Trentina no Mundo, a história de Guabiruba foi marcada por esta primeira vinda oficial de uma liderança italiana. A fundação do Circolo tem o objetivo de formalizar o estreitamento às relações fraternas, culturais, históricas e de intercâmbio entre os dois países.

 

“O evento para o Circolo Trentino é uma grande alegria tanto pra mim quanto para a associação aqui representada. Esse grupo representa um orgulho para a cidade e para o Trentino, por isso nos alegramos de estar aqui essa noite. A partir de hoje, Guabiruba está inserida nesta grande rede, que vai deste os Estados Unidos até a Austrália, e o nome de Guabiruba entra neste cenário mundial da rede dos Circolos Trentinos. Encontrei em Guabiruba um grupo muito organizado e que já realiza diversas atividades, e assim o Circolo Trentino vem fazer uma coroação pelo belo trabalho que já vem sendo feito a tanto tempo em Guabiruba”, afirma Bocchetti.

 

Para Andrey José Taffner Fraga, coordenador dos Circolos Trentinos dos estados de Santa Catarina e Paraná, “Guabiruba possui uma história muito rica em sua migração e pela presença Trentina. E são poucas pessoas que possuem migrações trentinas diretas, que são imigrantes que saíram de Trento para a Guabiruba, onde encontramos aqui no bairro Lageado Alto. Devido aos grandes movimentos culturais italianos, como a ACIG, o andamento para a criação do Circolo Trentino Di Guabiruba foi rápido, se tornando o 29º Circolo Trentinos em Santa Catarina.”

 

 “Agradeço imensamente o convite e parabenizo a comunidade com o crescimento da Cultura Italiana em Guabiruba, sempre me surpreendo. Prova disto é o Museo, que possui um acervo vasto. O governo da Itália presenteia a ACIG com pratos personalizado com bandeira da Itália, depositando assim a confiança ao trabalho que vem sendo realizado. São pequenos gestos que significam muito porque confiamos nessa comunidade”, diz Norma Maria da Rui, Agente Honorária Consular do Consulado da Itália para Blumenau e região.

                                                   

Para o prefeito Valmir Zirke, esta é mais uma parceria internacional que vem para somar. “Essa noite é uma noite especial para Guabiruba no Brasil e Trento na Itália, porque trocamos experiências culturais para as duas cidades. Todos sairemos ganhando com essa parceria através do Circolo Trentino di Guabiruba.”

 

O evento contou com a presença de Francesco Bocchetti, diretor da Associação Trentinos no Mundo; de Andrey José Taffner Fraga, coordenador dos Circulos Trentinos dos Estados de Santa Catarina e Paraná; de Norma Maria da Rui, Agente Honorária Consular do Consulado da Itália para Blumenau e Região;  de Salvatore di Venezia, Consul Geral da Itália para Estudos do Paraná e Santa Catarina; do prefeito Valmir Zirke; do presidente da Câmara de Vereadores de Guabiruba, Cristiano Kormann; do vereador Waldemiro Dalbosco; de Carlinhos Pontalti, presidente da Associação Cultural Italiana de Guabiruba; de Valdete Gianessini, presidente do Circolo Trentino di Brusque; de Rosemari Glatz, reitora da UNIFEBE; de Sergio Valle, presidente da Associação Artístico Cultural São Pedro; do Padre Éder Claúdio Celva, guabirubense, escritor, historiador e Pároco da Paróquia do Santíssimo Sacramento de Itajaí; de Jenifer Schlindwein, superintendente da Fundação Cultural de Guabiruba; de Andrei Muller, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Guabiruba; de Maria Eduarda Schlindwein, rainha da 8ª Festa da Integração de Guabiruba; de Márcio e Arlete Colombi, coordenadores do Gruppo Folklorístico Tutto Buona Gente e demais participantes do grupo.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar