saude
Área rural de Guabiruba imunizada contra a Febre Amarela

Publicado em 06/11/2018 às 17:00 - Atualizado em 07/11/2018 às 08:33

Créditos: Vigilância Epidemológica Baixar Imagem

Depois de imunizar cidadãos da área rural de Guabiruba, as vacinas contra a febre amarela estão disponíveis na Policlínica para todos aqueles que nunca receberam a dose e tenham entre nove meses e 59 anos. Gestantes e idosos só devem procurar a vacina com recomendação médica. É necessário levar consigo a caderneta de vacinação.

A doença é causada pela picada de mosquitos aedes infectados, não havendo transmissão direta de pessoa para pessoa. O vírus da febre amarela apresenta dois ciclos epidemiológicos de transmissão distintos: silvestre e o urbano e a partir do segundo semestre de 2018, estados da região sul do país (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul) tornaram-se Área Com Recomendação de Vacina (ACRV).

A médica veterinária responsável pelo Programa de Zoonoses da Vigilância Epidemiológica de Guabiruba, Cintia Hinsching, explica que o Ministério da Saúde recomendou, inicialmente, a imunização em áreas rurais. “É uma medida de proteção para essas pessoas que vivem nessa área de risco, por causa da proximidade da mata. A preocupação é principalmente pela chegada do vírus por essa área”, explana.

No final de outubro, a equipe da Vigilância Epidemiológica foi de casa em casa e vacinou cerca de 40 pessoas. Cintia esclarece que a vacina é aplicada apenas uma vez na vida, exceto nos casos em que o cidadão recebeu a dose fracionada.

Também é necessário estar em dia com as imunizações para poder viajar dentro e fora do país, segundo a médica veterinária. Ela reforça ainda que macacos não transmitem febre amarela. Eles são vítimas da doença e os primeiros a adoecer quando há circulação do vírus. “Em caso de encontrar um primata morto ou adoecido é recomendado comunicar imediatamente o Serviço de Saúde do munícipio e evitar contato com o animal”, alerta.

Para mais informações ou comunicações ligue (47) 33083123.

Quem deve tomar a vacina?

•          Pessoas entre 9 meses e 59 anos;

•          Não ter tomada a vacina;

Quem não deve tomar a vacina da febre amarela?

•          Crianças menores de 9 meses de idade.

•          Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza.

•          Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave, com a contagem de células CD4 < 200 células/mm3 ou menos de 15% do total de linfócitos para crianças menores de 6 anos.

•          Pacientes submetidos a transplante de órgãos.

•          Pacientes com imunodeficiência primária;

•          Pacientes com neoplasia.

•          Indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (gelatina bovina, ovo de galinha e seus derivados, por exemplo).

•          Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica).

•          Mulheres amamentando crianças menores de seis meses

•          Pessoas que fazem tratamento com radioterapia/quimioterapia

•          Pessoas que fazem tratamento com corticoide ou imunosupressores

Onde tomar a vacina?