---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

educacao
Escolas contam suas histórias e homenageiam seus patronos no desfile cívico escolar de Guabiruba

Publicado em 10/06/2019 às 10:34 - Atualizado em 11/06/2019 às 16:39


Créditos: Valci S. Reis/PMG Baixar Imagem

A história dos 57 anos de Guabiruba também se passa em sala da aula. Com a proposta de resgatar a memória de todos os seus educandários e respectivos patronos, o desfile cívico escolar em comemoração ao aniversário da cidade apresentou ao longo da Rua Brusque aspectos das suas trajetórias com informações sobre o surgimento e a evolução de cada uma das escolas que hoje atuam em território guabirubense atendendo a mais de 3 mil crianças e jovens no total.

O cerimonial de abertura teve início no horário marcado, pontualmente às 8h30. A Orquestra Municipal de Guabiruba executou o Hino Nacional e o Hino de Guabiruba e apenas três autoridades se pronunciaram: a presidente da Câmara de Vereadores Rosita Kohler, o vice-prefeito Valmir Zirke e o prefeito Matias Kohler.

Rosita ressaltou a importância do envolvimento e da dedicação do povo de Guabiruba atribuindo a ele a maior responsabilidade pelo desenvolvimento da cidade onde vive. “Hoje vivemos em um dos municípios que mais se desenvolve respeitando e aprendendo com o passado e, assim, projetando um futuro cada vez melhor para todos”, ressaltou.

Valmir Zirke enfatizou que a administração municipal não mede esforços para fazer o melhor pela cidade e agradeceu a presença de todos os estudantes que compartilham deste momento realizando o desfile cívico escolar. Ele também parabenizou a Secretaria Municipal de Educação, a grande responsável pelo evento de hoje. “Meu muito obrigado a todos por estarem aqui conosco no dia de hoje e parabéns a todos os guabirubenses”, afirmou.

Por fim, o prefeito Matias Kohler citou algumas das ações da atual administração nas mais diferentes áreas como o projeto Pavimentação em Parceria no Planejamento Urbano, a Orquestra Municipal de Guabiruba na Cultura, além de inúmeros outros que ocorrem em paralelo em áreas como saúde e educação, esta última com mais de três mil alunos atendidos. “Tudo o que fazemos é sempre pensando no coletivo e no bem de todos. Viva Guabiruba!”, finalizou abrindo, assim, o desfile cívico escolar.

Dia de homenagens

Um dos grêmios estudantis mais antigos de Santa Catarina fica na Escola João Boos, com 30 anos de atividade. Um dos três primeiros alunos, Maicon Comper, e a primeira professora, Juvelina Ebel, ainda se encontram todos os dias para ensinar e aprender na Apae de Guabiruba, fundada em 1987. Uma das escolas mais antigas de Guabiruba nasceu em 1868 e hoje se chama Padre Germando Brandt.

Essas foram apenas algumas das diversas curiosidades apresentadas ao longo da Rua Brusque por professores e estudantes da rede de ensino de Guabiruba que acabaram de realizar o desfile cívico escolar. Além dos dados e curiosidades históricos e o resgate da memória de cada um dos seus patronos, as escolas também apresentaram projetos desenvolvidos em sala de aula, desfilaram suas fanfarras, apresentaram coreografias, maquetes, obras de arte e trabalhos.

Ao todo, 19 pelotões escolares, além da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude, Fundação Cultural e Clube de Aventureiros Júnior atravessaram a avenida.

O desfile encerrou por volta das 10h20, quando as autoridades se dirigiram à Praça Yvonne Erthal Schlindwein, localizada aos fundos da Câmara Municipal de Vereadores, para a inauguração e entrega do espaço à comunidade.


Nossas Escolas e sua História - Desfile cívico escolar de 10/jun/2019

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar