administração
Prefeitura de Guabiruba participa de evento da ONU na Alemanha

Publicado em 11/07/2019 às 08:36 - Atualizado em 11/07/2019 às 08:36

No próximo sábado, 13, uma comitiva da Prefeitura de Guabiruba embarca novamente para a Alemanha. Dessa vez, o objetivo da viagem é participar de atividades que integram as ações do projeto Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolvido pelas Nações Unidas (ONU).

Todas as despesas da viagem estão sendo mais uma vez custeadas pela agência Engagement Global, mantida pelo governo alemão para ações como essa. E como Guabiruba é cidade coirmã de Karlsdorf-Neuthard e ambas compartilham vários projetos em diferentes áreas, foi novamente convidada a participar das atividades, tal qual ocorreu em maio.

O grupo é formado pelo prefeito Matias Kohler, a secretária de Saúde Patrícia Heiderscheidt, o secretário de Educação Alfred Nagel Neto, a arquiteta e urbanista da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano Débora Barroero e o professor da Unifebe Rodrigo Blödorm.

Durante o evento, a comitiva guabirubense irá mostrar aos estrangeiros, projetos desenvolvidos pela administração pública nas áreas de educação, saúde, mobilidade urbana e sustentabilidade. Alguns serão apresentados na forma de pequenas palestras e outros, expostos em banners.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Esse é o nome de um projeto através do qual a ONU elencou 17 temas a serem trabalhados pelas nações a fim de melhorarem as condições de vida das pessoas e do planeta. A missão de Guabiruba durante o encontro da próxima semana na Alemanha é abordar três desses temas: Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade e Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Conheça os projetos de Guabiruba que serão apresentados:

Educação

Programa de Alimentação Escolar – merendas saudáveis com aquisição de 50% dos ingredientes de produtores locais

Reforma administrativa nas creches – novas regras que permitem ampliar o número de vagas

Saúde

Musicoterapia – aplicação terapêutica da música em atividades da rede pública de saúde de Guabiruba

Atendimento a gestantes – protocolo específico desenvolvido pela Prefeitura de Guabiruba para atender gestantes e crianças puérperas

Cidades Sustentáveis

Mobilidade urbana e arborização – espaços e estruturas que incentivem o uso de bicicleta e plantio de árvores em todos os projetos de urbanização e reurbanização. Medidas incluídas no Plano Diretor

Sustentabilidade – projeto para reuso da água ou uso de água da chuva em novas construções

O prefeito Matias Kohler falará ao público sobre os projetos relacionados a mobilidade urbana e sustentabilidade. Ele explica que o objetivo maior dos ODS é garantir que ações locais tenham continuidade na sua execução independente de quem estiver no poder naquele momento.

Por isso a importância da presença da arquiteta da prefeitura e do professor da Unifebe na comitiva. Débora é efetiva da Prefeitura e, com a parceria do professor Rodrigo, permanecerá atuando no planejamento urbano da cidade nas futuras gestões municipais seguindo as diretrizes estabelecidas pela ONU.

Viagens distintas

No mês de maio, outro grupo da Prefeitura já esteve na Alemanha para participar de um seminário que era mais voltado para discutir sobre o aquecimento global. Embora a ida também tenha sido financiada pelo governo alemão e o objetivo seja igualmente o desenvolvimento de projetos para além da gestão atual, o evento de agora é diferente. “É claro que tudo está interligado, afinal, o clima está entre os 17 ODS, mas são eventos distintos”, explica Kohler.

Com a ida do prefeito à Alemanha , a Prefeitura de Guabiruba ficará sob a responsabilidade do vice-prefeito Valmir Zirke, que assume o Executivo pelos próximos 10 dias a partir de sábado, 13 de julho.