---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

administração
Alemães plantam árvores em escola de Guabiruba para compensar emissões de CO2

Publicado em 06/08/2019 às 13:44 - Atualizado em 06/08/2019 às 14:21

Os alemães de Karlsdorf-Neuthard que permanecem em visita ao Brasil em função do programa Parcerias Municipais para o Clima cumprem agenda até a noite em Guabiruba nesta terça-feira, 06.

Ontem, o prefeito Sven Weigt voltou para a Alemanha, mas o chefe do Gabinete Técnico de Construção Benjamin Ziefuss e o chefe de Finanças Roland Milani continuam por aqui até o dia 11 de agosto.

Hoje, o dia iniciou com o plantio de 14 árvores na Escola Municipal Anna Othília Schlindwein, no Bairro Guabiruba Sul. A iniciativa tem o objetivo de compensar as emissões de CO2 com a viagem de avião dos alemães ao Brasil.

Composto pelo prefeito Matias Kohler, vice Valmir Zirke, secretária municipal de Meio Ambiente Bruna Ebele, secretário municipal de Educação Alfred Nagel Neto, e de diretores da Prefeitura de Guabiruba, o grupo se encontrou com uma turma do 3º ano para efetuar o plantio.

Inicialmente, Matias apresentou os visitantes aos alunos e explicou sobre o programa Parcerias Municipais para o Clima e o porquê do plantio das árvores, além de aprofundar um pouco sobre as mudanças climáticas e a responsabilidade de cada um para reverter esse processo.

Com o auxílio da tradução feita pelo prefeito Matias Kohler, os visitantes também deixaram seu recado às crianças. “Estou muito feliz de estar com vocês e perceber essa conscientização ambiental tão cedo”, afirmou o Sr. Benjamin Ziefuss. Por fim, a palavra foi secretário de Educação Alfred Naggel Neto, que enfatizou o papel de cada um na preservação ambiental e lembrou aos alunos que eles são o futuro do planeta.

Em seguida, todos se dirigiram ao pátio da escola para a realização do plantio com o auxílio das crianças. As 14 mudas foram trazidas do Viveiro Municipal de Guabiruba. Todas são nativas e frutíferas. Antes da saída da escola, o prefeito levou os visitantes para conhecerem as dependências e a rotina escolar.

Durante parte da manhã e ao longo da tarde, reuniões técnicas foram os principais compromissos dos alemães com os integrantes da equipe que ficará responsável pela execução dos projetos que integram o Parcerias Municipais para o Clima.

À noite, a partir das 19h, os alemães participam, novamente junto com o prefeito Matias Kohler, da sessão da Câmara de Vereadores de Guabiruba para apresentar o programa de parceria e também a cidade de Karlsdorf-Neuthard.