educacao
Guabiruba participa da 22ª Feira de Matemática com três escolas

Publicado em 30/08/2019 às 16:59 - Atualizado em 02/09/2019 às 08:19

Créditos: Valci S. Reis/PMG Baixar Imagem

Três escolas de Guabiruba participaram da 22ª Feira de Matemática organizada pela Gerência Regional de Educação (GERED) do governo estadual. O evento aconteceu na Escola de Educação Básica João XXIII, no Bairro Primeiro de Maio, em Brusque.

Além de Guabiruba, educandários de todas as cidades da região que compõem a GERED expuseram seus trabalhos. As turmas eram das mais variadas faixas etárias, desde a educação infantil até o ensino médio. Paralelamente também aconteceu a 10ª Feira de Ciências e Tecnologia. Guabiruba foi representada pela Escola de Educação Infantil Ida Silva Debatin, pela Creche de Educação Infantil Tia Luisa e pela Escola Básica Municipal Professor Arthur Wippel.

Envolvimento

Com um trabalho que busca mostrar como a matemática está presente no nosso cotidiano de forma concreta e bem didática, as alunas do 7º ano da Escola Arthur Wippel Amábile Alana Heiderscheidt e Bruna Adrielli Waldrigues utilizavam uma balança e diferentes pesos para ilustrar o que são equações e inequações. Depois da demonstração prática, ofereciam também a explicação teórica com a resolução das equações e inequações em um quadro.

Para ambas, a participação na feira só teve aspectos positivos. “Tudo é muito legal. Estamos gostando muito da experiência”, afirmam. Elas estavam acompanhadas do professor de matemática Eurípedes Eduardo Costa de Castro. Segundo ele, o trabalho foi todo baseado no próprio livro didático das alunas. Além de ser um caminho diferente e mais divertido para a aprendizagem, a participação na feira também é importante pelo envolvimento dos alunos com o projeto. “Para eles é muito interessante. Eles entendem melhor aquilo que estudam”, aponta.

A equipe da Secretaria Municipal de Educação de Guabiruba acompanhou os alunos durante a feira. Para o secretário Alfred Nagel Neto, os trabalhos estavam todos muito bons. “Foi uma experiência extremamente positiva para todos. Vimos apresentações muito bem elaboradas, desde a matemática básica até as equações. Na feira, podemos ver na prática o quanto ela é importante nas nossas vidas e essa é uma forma de estimular o ensino dessa disciplina”, destaca.

Trabalhos apresentados por Guabiruba

O Pomar de Rapunzel