educacao
Guabiruba concorre em etapa estadual da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Publicado em 09/09/2019 às 15:10 - Atualizado em 09/09/2019 às 15:10

Créditos: Divulgação Baixar Imagem

Guabiruba participa da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Ela reforça a valorização da interação de crianças e jovens com seu município e retoma o tema “O Lugar Onde Vivo”. Para participar do concurso, o estudante teve que resgatar histórias e aprofundar o conhecimento sobre a comunidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.

Os trabalhos foram divididos em cinco categorias: poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião. Em Guabiruba tivemos a participação das seguintes escolas nas respectivas categorias:

E.B.M. Profª Anna Othilia Schlindwein, E.B. Profº Carlos Maffezzolli e E. R. M. Cesário Régis: na categoria Poema para o 5º ano.

E.B.M. Profº Carlos Maffezzolli:  nas categorias Memórias Literárias e Crônica

E.E.B. Profº João Boos: nas categorias: Documentário e Artigo de Opinião

E.E.B. Profº Carlos Maffezzolli: na categoria Artigo de Opinião.

Os trabalhos selecionados passaram pela etapa escolar, em que foi selecionado um de cada categoria para ser inserido no site e participar da etapa municipal. As comissões julgadoras eram formadas por três membros que não tivessem qualquer tipo de vínculo familiar ou afetivo com os professores e ou com os alunos.

Após análise dos textos produzidos, foram classificados para a etapa estadual os seguintes:

Poema: Meu Pedaço de Chão, da E.B.M. Profª Anna Othilia Shlindwein

Memórias Literárias: Lembranças da Minha infância, da E.B.M.  Profº Carlos Maffezzolli

Crônica: Um simples Gesto, da E.B.M. Profº Carlos Maffezzolli

Documentário: Entre sonhos e histórias, da E.E.B. Profº João Boos

Artigo de opinião: Terra do Pelznickel, da E.E.B. Profº Carlos Maffezzolli

A seleção da etapa estadual ocorrerá no mês de outubro e os trabalhos serão analisados pela Comissão Julgadora Estadual.

A Secretaria Municipal de Educação de Guabiruba, através da coordenadora municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa, professora Raquel Regina Boos, agradece as direções escolares e os professores que aceitaram o convite para participar da OLP, os membros das comissões julgadoras e parabeniza os alunos que escreveram os textos e produziram os documentários. “Continuamos na expectativa e na torcida pelos trabalhos que estão concorrendo na etapa estadual”, pontua.