---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

administração
Comitiva de alemães conhece como funcionam educação e saúde públicas em Guabiruba

Publicado em 21/02/2020 às 16:28 - Atualizado em 06/04/2020 às 11:48


Créditos: Valci S. Reis / PMG Baixar Imagem

Uma comitiva de alemães das cidades de Karlsdorf-Neuthard e Karlsruhe está visitando a região para participar de eventos realizados pelo projeto 50 Parcerias Municipais pelo Clima. Na manhã desta sexta-feira, 21, parte da agenda foi em Guabiruba.

Depois das boas-vindas no Salão Nobre, o grupo, acompanhado do prefeito Matias Kohler, do vice Valmir Zirke e servidores municipais, a comitiva participou da inauguração da Estação da Bicicleta instalada em frente ao prédio da Prefeitura.

Logo após, o grupo foi levado para conhecer a creche e a unidade de saúde do Bairro Imigrante. As visitas tiveram o objetivo de mostrar ações desenvolvidas pela Prefeitura de Guabiruba que se enquadram nas metas estabelecidas pelo programa Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Tais ações estão de acordo com os objetivos 3 (Saúde e Bem-Estar) e 4 (Educação de Qualidade). Na creche, a comitiva foi recebida por servidores da Educação, entre eles o secretário de Educação de Guabiruba Alfred Nagel Neto e a diretora da escola Edina Desplanches.

Os visitantes conheceram as instalações e os serviços oferecidos pela creche. Em seguida, eles se dirigiram à Unidade de Saúde do Bairro Imigrante que fica ao lado, onde foram recepcionados pela secretária municipal de Saúde Patrícia Heiderscheidt.

Ela explicou em detalhes como funciona o SUS e mais especificamente o atendimento da saúde pública em Guabiruba e toda a estrutura oferecida aos usuários. “Estamos impressionados. Guabiruba está mais avançada do que Karlsdorf. Parabéns. Esperamos que o SUS nunca acabe”, disse um dos integrantes da comitiva.

Os visitantes assistiram a uma apresentação do Guten Freunde, o grupo musical formado por usuários do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e coordenado pela educadora física Eduarda Schweigert e que tem na música uma das suas ferramentas terapêuticas.

Atividades na região

A comitiva está na região desde o dia 17 de fevereiro. Além de Guabiruba e Brusque, o grupo também participou de atividades em Pomerode e Navegantes. Além de visitas a pontos, a agenda teve intensa programação com palestras e conferências sobre sustentabilidade e mobilidade urbana, quase todas realizadas na Unifebe.

A novidade da visita desta vez é o diálogo mais extensivo com a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) com quem tanto Karlsdorf-Neuthard como Karlsruhe têm interesse em firmar parcerias ampliando os laços com essa região de Santa Catarina. Os alemães encerram a programação na região neste sábado, 22 de fevereiro, quando retornam ao seu país.