educacao
Alunos de Guabiruba voltaram às aulas nesta segunda-feira

Publicado em 09/02/2021 às 08:28 - Atualizado em 09/02/2021 às 09:38

Créditos: Gabrieli Kohler Baixar Imagem

Cerca de dois mil estudantes voltaram às aulas presenciais nesta segunda-feira, 8 de fevereiro. As unidades escolares acolhem aproximadamente 1350 crianças na Educação Infantil, 1450 nos Anos Iniciais e 1250 nos Anos Finais, totalizando 4 mil alunos. Porém, devido à pandemia, apenas metade estará fisicamente nas escolas. As novidades para este ano são as restrições devido à pandemia da Covid-19. Máscara, álcool gel e distanciamento são itens e cuidados obrigatórios para precaução quanto à saúde de alunos e funcionários.

As aulas presenciais não são obrigatórias. Os pais que preferiram manter os filhos em casa assinaram um termo de responsabilidade. As famílias que autorizaram as aulas presenciais, têm os filhos frequentando a escola de modo escalonado.

O novo método consiste em dividir uma turma em duas partes. Deste modo, as turmas se alteram a cada semana: nesta semana, metade das turmas frequentam as escolas presencialmente enquanto a outra metade realiza atividades em casa. Na próxima semana, quem estava em casa passa a frequentar a escola e quem estava na escola faz em casa as atividades passadas pelos professores. Turmas que possuem a quantidade de alunos comportada pela sala, referente à medida de distanciamento, terão aulas todos os dias.

O PRIMEIRO DIA DE AULA

Depois de quase um ano afastados, crianças e adolescentes finalmente podem voltar para o ambiente escolar. Para a aluna Valentina Siegel Kohler, do 8º ano B da escola Padre Germano Brandt, mesmo com todas as restrições, poder rever os amigos e professores é gratificante. “Depois da pandemia, é a primeira vez que a gente pode dizer  ‘que bom voltar às aulas’, mesmo sendo de modo diferente. É muito especial ver todo esse carinho e atenção que a escola tem com a gente.”

Para garantir a segurança dos alunos, as escolas prepararam todos os ambientes de forma segura e acolhedora. Salas de aula com faixas delimitadoras de distanciamento, álcool em gel instalado em lugares estratégicos, aferimento de temperatura na entrada e pátio com sinalização, também para manter a distância adequada de 1,5 metro, são algumas das medidas tomadas em relação ao coronavírus.

Menos alunos, mais concentração e aprendizado. Este é um detalhe das aulas escalonadas que a professora de Língua Portuguesa, Núbia Krieger, destaca como ponto positivo. “Com turmas reduzidas, podemos dar mais atenção para os alunos, as aulas rendem mais e isso gera uma melhor qualidade no ensino”, conclui a professora da escola Padre Germano Brandt, no Aymoré.

FILA ÚNICA

As inscrições para a Fila Única da Educação Infantil acontecem durante todo o ano. Os já inscritos são chamados individualmente via telefone ou WhatsApp. Para entrar na fila única, o cidadão precisa fazer o cadastro do filho em qualquer mês do ano na creche que lhe for viável. Lembrando que a criança precisa ter no mínimo quatro meses para ser matriculada na creche.

UNIFORMES E MATERIAIS ESCOLARES

Novos uniformes serão distribuídos nos primeiros dias de aula. Os alunos receberão três camisetas e duas bermudas referentes aos uniformes de verão. Os materiais escolares serão entregues ainda neste mês de fevereiro. Fazem parte do kit cadernos pequenos, grandes, de desenho, estojo e materiais de escrever e pintar.

Maiores informações junto à Secretaria Municipal de Educação pelo 47 3308-3102

É a Prefeitura de Guabiruba fomentando a educação de qualidade com segurança e responsabilidade.

• {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}