Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

tv
Aquaponia: Conheça novo sistema de plantação de hortaliças na água em Guabiruba

Publicado em 02/07/2021 às 13:40 - Atualizado em 06/07/2021 às 15:26

      Guabiruba é sede da empresa Ahorta, que produz hortaliças na água através do sistema aquaponico. A aquaponia é a combinação de duas práticas: a aquicultura, que trata da produção de organismos na água, e a hidroponia, que é o cultivo de plantas sem solo. Dessa forma, a aquaponia consiste em um método que une a criação de peixes e outros seres aquáticos à produção de plantas, geralmente as hortaliças, em um único sistema.

      Segundo Juliana Saran da Silva, proprietária da Ahorta, a escolha da cidade de Guabiruba como sede da empresa se deu por a cidade estar localizada numa região importante do estado, próxima a grandes centros, e possui altos índices de segurança, onde também não tem grande oferta de hortaliças frescas produzidas na região. Juliana é formada em Oceanografia e já tinha conhecimento no cultivo de peixes, e foi através do curso no IFSC de Itajaí, sobre Recursos Pesqueiros, que conheceu o sistema aquaponico. O projeto da Ahorta começou em 2019 e a implantação da estrutura em 2020, com a orientação do engenheiro ambiental Taffarel Sá.

        No sistema de Aquaponia, a fonte de nutrientes vem do cultivo dos peixes, onde a água passa por um processo de filtragem e vai para a irrigação das plantas, não sendo necessário o uso de fertilizantes químicos. Além disso, a água é totalmente reutilizada e nunca é desperdiçada.  No processo de produção não utiliza agrotóxicos, a produção dos alimentos é segura e de alta qualidade. O sistema de produção da aquaponia é aliado ao cuidado com a natureza, com a responsabilidade social e a inovação na agricultura.

          A Ahorta trabalha com folhosas, várias espécies de alface, temperos, agrião e rúcula, e em agosto iniciará a produção de tomate cereja. A venda dos produtos é realizada para o atacado e para o público geral.

         No próximo dia 17 de julho, será realizado o curso de Aquahortis, que é a produção de folhosas no sistema de aquaponia. O horário será das 7:30 h às 17 h, o local do curso será na Rua Bruno Reichert, bairro Aimore – Guabiruba, e o valor da inscrição é R$ 749,90. Qualquer pessoa pode se inscrever no curso, tanto pessoas que tenham interesse em aprender ou implementar novas técnicas de cultivo. Interessados entrar em contato pelo (47) 99252-0841.