IBGE
IBGE amplia prazos de inscrições dos processos seletivos para o Censo de 2022

Publicado em 12/01/2022 às 09:47 - Atualizado em 13/01/2022 às 10:29

O IBGE adiou, até o dia 21 de janeiro, a data limite das inscrições dos processos seletivos simplificados para recenseador e para agente censitário municipal e supervisor. Agora, o pagamento das inscrições pode ser efetuado até o dia 16 de fevereiro. Para se inscrever acesse www.ibge.gov.br.

As vagas são para atuar no Censo Demográfico 2022 e pagam salários que, com os benefícios, variam de um pouco mais de R$ 2 mil a aproximadamente R$ 3 mil líquidos por mês. As vagas abertas são para recenseador, para ACM (agente censitário municipal), ACS (agente censitário supervisor) e ACAI (agente censitário de administração e informática). No caso dos ACM e ACS, trata-se de uma mesma prova.

Os processos seletivos abertos têm diversas vantagens:

• Os recenseadores muitas vezes atuam nas proximidades de onde moram.

• O IBGE, um órgão federal com 85 anos, é uma experiência relevante no currículo.

• Nas provas o candidato só depende de si mesmo e é avaliado objetivamente.

• Materiais de estudo de parte do conteúdo estão disponíveis grátis nos sites das inscrições.

Recenseador recebe por produção; ganho de agente censitário municipal é próximo de R$ 3 mil

O recenseador recebe por produção. O IBGE tem um simulador online que estima o salário com base no município de atuação e nas horas semanais trabalhadas, que são flexíveis (é esperado, no entanto, um mínimo de 25 horas de trabalho por semana).

Recenseador visita domicílios, ACM gerencia posto de coleta e ACS supervisiona recenseadores

Os recenseadores são os profissionais que visitam todos os domicílios do país, entrevistando seus moradores. O agente censitário municipal gerencia o posto de coleta e fica à frente de ações administrativas (ligadas ao controle e à gestão dos recursos humanos e materiais) e técnico operacionais (gerenciamento dos recenseadores e ACS, orientação da coleta de dados). O agente censitário supervisor, por sua vez, tem como principal função acompanhar, avaliar e orientar os recenseadores durante o trabalho de campo. O agente censitário de administração e informática, por fim, colabora na organização e na administração dos postos de coleta e auxilia a Coordenação Estadual de Informática, entre outras atribuições que podem ser conferidas na íntegra no edital do processo seletivo.

Demais informações com o Coordenador Censitário Subárea Guabiruba, Brusque e Botuverá. E-mail: gustavo.goncalves@ibge.gov.br Fone: (47) 99133-7504.