Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

turismoguabiruba
Novo mirante em Guabiruba é inaugurado

Publicado em 21/11/2022 às 10:30 - Atualizado em 21/11/2022 às 13:16


Créditos: Gabrieli Kohler Baixar Imagem

Às 14h deste domingo (20), autoridades, cidadãos e familiares de Vicente Stedile se reuniram no bairro Lageado Alto para o cerimonial de inauguração do novo mirante. Ele leva o nome de Mirante Nonno Vicente Stedile (in memorian), uma personalidade que fez muito pela comunidade local.

 

Vicente foi, para a comunidade, marceneiro, benzedeiro, açougueiro, além de ter servido fielmente à igreja Imaculada Conceição. Ele foi casado com Irene, com quem teve 13 filhos. “Foi uma alegria imensa para nós. Uma pena que meu marido não pôde estar presente. Mas eu amei, foi muito bonito”, afirma Maria Anastácia Stedile, nora de Vicente, casada com Pedro, filho que recebeu de herança o terreno e que o doou para que a prefeitura construísse o mirante.

 

A obra em números

 

No mirante, que possui 48m², foram investidos R$116 mil, oriundos da Secretaria de Turismo. Já no seu entorno, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CONCIDADES) investiu R$33 mil nos 60 metros de extensão de pavimentação, além do pátio do mirante. “Esta é uma obra que traz mais um ponto turístico no Lageado Alto e vem para valorizar, tanto a questão turística, quanto a tradição da cultura italiana no bairro”, diz o secretário de Planejamento Anderson Cavichioli.

 

O secretário de Turismo também considera importante o valor imaterial da obra. “Este é mais um atrativo no Lageado Alto, região que vem crescendo fortemente. Hoje, já são mais de seis hospedagens, três trilhas autoguiadas e restaurante. Então é uma região que vem crescendo e vai crescer ainda mais nos próximos anos”, destaca.

 

Para o prefeito Valmir Zirke, a obra também pode ser considerada como mais um ponto turístico no município. “Agradeço a toda a família Stedile que cedeu o espaço para fazermos o mirante. É mais um cartão postal para nossa cidade, e é motivo de muita alegria junto com toda a família, com todas as secretarias que se engajaram para que hoje nós pudéssemos estar entregando mais essa belíssima obra”, conclui.

 

Participaram do evento autoridades como o prefeito Valmir Zirke e vice Cledson Kormann, o presidente da Câmara de Vereadores Cristiano Kormann, os vereadores Ricardo Schlindwein e Jair Kohler, secretários municipais, o sargento Murilo Wilke da Polícia Militar, o subtenente Carlos da Silva do Corpo de Bombeiro Militar, familiares da Vicente Stedile , integrantes do grupo Tutti Buona Gente, que se apresentou, a rainha da Festa da Integração Maria Eduarda Schlindwein, a I Princesa Rayanne Rezende, e demais cidadãos.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar