Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

cultura
Giornata Al Museu atrai cerca de 400 pessoas no Lageado Alto

Publicado em 21/11/2022 às 14:03 - Atualizado em 21/11/2022 às 16:05


Créditos: Gabrieli Kohler Baixar Imagem

O tempo estava indeciso, mas cooperou para a realização da Giornata Al Museu. Este foi o primeiro evento da programação do Natal Mágico de Guabiruba, que juntou mais de 400 pessoas no bairro Lageado Alto, na tarde deste domingo, 20 de novembro.

 

Após a inauguração do Mirante Nonno Vicente Stedile, no mesmo bairro, o público presente pôde saborear um café colonial preparado pela comunidade no salão do bairro. Às 16h30, o sino soou para que todos pudessem saber: era hora de se dirigir para a capela Imaculada Conceição. A igreja encheu para a missa, que teve participação do Coral Cristo Rei.

 

Assim que a celebração terminou, se apresentaram em frente à igreja, alguns convidados pela Fundação Cultural. Ninguém esperava ver dois palhaços no local, mas foram eles, Tutúlio e Titúbio, que deram o “ar da graça” e conduziram o enredo das apresentações. O Gruppo Folklorístico Tutti Buona Gente, que leva o nome do município por onde vai, admirou o público dançando suas belas coreografias italianas. Já a Orquestra Municipal de Guabiruba, como de costume, deixou as pessoas com os olhos brilhando. A cada nova música, era possível observar celulares sendo levantados para registrar o momento.

 

Ao cair da noite, as crianças ficaram eufóricas para saber quem era a tal da Befana, tanto divulgada no evento. De longe, podia-se avistar um jipe, iluminado com luzinhas. À medida que ele se aproximava, dava para ver em cima uma bruxa corcunda, com nariz e queixo pontudos, e junto consigo trazia uma vassoura. Ela entregou doces de Natal e, junto com o Papai Noel, foi o centro das atenções. A Befana pertence ao folclore italiano de Natal. A história conta que no Dia de Reis, 6 de janeiro, ela presenteia com doces as crianças comportadas e com carvão aquelas que não obedeceram durante o ano.

 

A neta de Vicente Stedile, Osmarina Lang, prestigiou toda a programação da Giornata Al Museu. “A gente sabe que teve muita dedicação do pessoal que está trabalhando aqui. Eu achei um evento muito bom”, considera.

 

Para Amilton Stedile, um dos organizadores da Giornata, o evento transforma Guabiruba em uma cidade cada vez mais admirada. “Foi um momento histórico, em especial para a comunidade do Lageado Alto, onde a organização trouxe tudo o que a italianidade do nosso município tem, que é muito bonito e que precisa sim, cada vez mais, mostrar para todos o que temos de melhor”, afirma ele, que também é secretário da Associação Cultural Italiana de Guabiruba (ACIG), membro do Conselho Pastoral da Comunidade Lageado Alto e vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo.

 

“Nós agradecemos, mais um ano,a parceria na realização desse evento que se consolida e demonstra ser um potencial, um evento com bastante força da comunidade italiana presente. Com ele, a gente pôde mostrar um pouco mais dos atrativos turísticos, em parceria com a inauguração do mirante, também um café colonial com o CPC da comunidade, as atrações musicais, a lenda da Befana, a tradição. Tudo isso foi fortalecendo e somando para que o evento fosse um sucesso. Nós ficamos muito felizes com a adesão do público, e que a gente possa projetar para o ano que vem uma estimativa de crescimento e de qualidade para quem for prestigiar”, avalia a superintendente da Fundação Cultural Jenifer Schlindwein.

 

O prefeito Valmir Zirke considera o evento como motivo de alegria e de agradecer por tudo o que foi feito durante o ano. “A Giornata veio para iniciar o clima natalino em nossa cidade. Foi um evento muito bonito com a participação do coral, da orquestra, e tantas outras apresentações. O mais bonito é ver a participação de tantas pessoas aqui nesta tarde e noite”, conclui o prefeito, que ainda agradece o engajamento do público no local.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar