educacao
Guabiruba passa para etapa estadual em Olimpíada de Língua Portuguesa

Publicado em 24/09/2021 às 15:59 - Atualizado em 24/09/2021 às 16:00

A Escola Cesário Regis, do Lageado Baixo, através da Professora Glaucia Jefke, participa da Olimpíada de Língua Portuguesa e, com mérito, passa para a próxima etapa Estadual. A Olimpíada de Língua portuguesa está na sua 7ª edição cujo o requisito é um relato de prática do professor contando como o trabalho foi desenvolvido com sua turma.  A categoria que a Escola Cesário Regis se inscreveu foi o 5º ano do Ensino Fundamental como gênero Poema.

Para a Professora, a primeira etapa foi trabalhosa, pois os alunos estavam em ensino remoto e o tempo era curto. “Mas o resultado do trabalho foi muito bom, acompanhar o processo de aprendizagem das crianças em fazer poesias é muito interessante.”

Glaucia ressalta que os alunos fizeram suas poesias individuais, cujo o tema do concurso é o lugar onde vivo. O mais curioso nesse trabalho é encontrar na maioria das poesias, o Pelznikel e o Dragão da Guabiruba. E perceber que o Dragão esteve em quase todos os textos, é muito gratificante ver as crianças resgatando a cultura folclórica da cidade.

Para o concurso, a professora elaborou um relato contando o processo de aprendizagem dos alunos. Nele constava a evolução da aprendizagem dos alunos com a poesia, e para a professora, foi muito interessante, pois os alunos não conheciam poesia, não sabiam o que eram versos ou estrofes. “No início dos poemas, as crianças escreviam textos descritivos e aos poucos foram surgindo belas poesias. Uma das coisas mais interessante para os alunos foi descobrir que música é poesia. A partir deste momento, eu trabalhei com mais músicas com os alunos”, ressalta a professora Glaucia. Na etapa municipal do concurso, a Escola Cesário Régis recebeu a nota 9,8.

Para o aluno João Pedro Machado, 10 anos, foi muito interessante e uma experiência muito nova. “Eu nunca pensei que eu iria fazer poesia. Foi uma experiência muito legal e eu gostei bastante.”  Para Isabele Camilo Santos, 11 anos, foi muito legal fazer, experimentar coisas novas. “Foi minha primeira poesia e a professora me ajudou bastante”. Segundo Gabriela dos Santos, 10 anos, foi bem legal. “No começo eu não tive muitas ideias, depois eu tive uma ideia, o Dragão de Guabiruba. Participar do concurso foi bem interessante e legal, e a professora deu muita atenção.”

É o segundo ano que a professora Glaucia participa da Olimpíada de Língua Portuguesa. “A primeira foi em 2019, onde ganhei mais conhecimento para essa segunda participação.” Glaucia trabalha há 26 anos como professora no município.

A etapa Estadual acontece no dia 30 de setembro, e a etapa federal será no dia 30 de novembro.

A Prefeitura de Guabiruba está orgulhosa dos alunos e na torcida para a próxima etapa. Parabéns Alunos, Professora Glaucia e Escola Cesário Régis.

• {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}